As formas geométricas na educação infantil.

0 Comentários

As formas geométricas na educação infantil.

A geometria na educação infantil

A geometria está presente em nossa história através de Tales, Pitágoras e Aristóteles, que entre outros se destacaram no estudo do pensamento geométrico. As relações da geometria com o homem surgiram com a necessidade de transformar a natureza para que as suas necessidades fossem satisfeitas. O ensino da geometria está relacionado com o cotidiano da criança através da resolução de problemas, jogos, artes, exploração e a manipulação de objetos, entre outras estratégias didáticas. Vale ressaltar, que a criança desde cedo se manifesta através de riscos, retas e traços desenhando no papel, paredes, chão, assim como fez o homem pré-histórico. O professor parte de estratégias simples, como o desenho para fundamentar as noções geométricas com as crianças. Proporcionar momentos para a criança explorar objetos de formas e cores diferentes, assim como simular situações-problema para que possa resolver através dos desenhos, recortes e colagem, ampliando seus conhecimentos e a qualidade dos conceitos adquiridos.

Na educação infantil podemos elaborar atividades que colaboram para desenvolver o pensamento geométrico explorando as três tipos de percepções como a coordenação visual-motora, a discriminação visual e a memória visual. O objetivo do ensino na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental é desenvolver essas percepções na criança e o professor planeja e media as explorações para que os educandos interagem com o meio social no qual estão inseridos.
As relações elementares da geometria são de fundamental importância ao desenvolvimento da noção de espaço da criança, pois explora a natureza e o espaço em que circula antes mesmo de iniciar o processo de contagem. A geometria permeia as brincadeiras e atitudes das crianças na interação com o meio ambiente. O contexto social no qual ela está inserida já lhe proporciona a construção de um conhecimento prático. Pode-se dizer que a construção do pensamento matemático está ancorada nas experiências vivenciadas e que cabe ao professor mediar atividades que promovam a construção do conhecimento geométrico de forma prazerosa. Nas atividades e dinâmicas planejadas pelo professor, a criança começa a ter noção de figura geométrica sem precisar de conceitos e nem modelos prontos, somente do espaço e do corpo. O que leva a criança a construção da noção de espaço são as relações topológicas, projetivas e euclidianas. As relações topológicas são elementares, pois a criança no início do seu desenvolvimento utiliza relações de vizinhança, ordem, separação, figuras abertas e fechadas, entretanto não consegue diferenciar um triangulo de um quadrado. As relações projetistas permitem que a criança reproduza, através dos desenhos, o espaço circundante. Já as relações euclidianas são as relações que priorizam as questões de medidas.

Márcia Alves


Deixe um comentário