Os benefícios dos brinquedos de montar para crianças

0 Comentários

Os benefícios dos brinquedos de montar para crianças

Criar paredes, casas, edifícios, pontes ou qualquer outra obra arquitetônica é tão desafiador quanto divertido para as crianças. Dependendo da idade, os brinquedos de montar para crianças vão variar de tamanho e dificuldade. Mas sempre vão trazer muitos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos.

Todo mundo se lembra de ter usado um objeto qualquer que estava no seu caminho quando criança para montar uma casa, um forte ou até um castelo. Embora pareça um simples passatempo, a construção representa uma atividade extremamente enriquecedora para as crianças, do plano intelectual ao motor.

Esse tipo de brinquedo pode ser usado a partir do primeiro ano de idade, quando a criança já é capaz de coordenar melhor os movimentos. No começo, logicamente, ela mal vai conseguir encaixar as peças, mas pouco a pouco vai aprendendo.

Após algum tempo, no entanto, as crianças se tornam verdadeiras profissionais da construção, seja com os clássicos ou com algum outro dentre os vários brinquedos similares disponíveis nas lojas hoje em dia.

Entre os principais efeitos positivos que esses brinquedos provocam nas crianças, podemos enumerar:

Desenvolvem a coordenação e a motricidade fina. Por meio dos jogos de construção, as crianças adquirem maior destreza com as mãos, especialmente as mulheres, que normalmente desenvolvem melhor essas funções.

Ajudam a compreender as formas geométricas, as cores, os tamanhos e os conceitos espaciais, como alto ou baixo, estreito ou largo e comprido ou curto.

Estimula aptidões, como a concentração, a atenção, a criatividade e a imaginação.

Requer planejamento, um esquema ou um modelo a seguir e, quando a brincadeira acontece em grupo, requer diálogo, cooperação e trabalho em equipe.

Estimulam a compreensão da realidade e a representação de papéis e funções. Ao brincar com outras crianças, é possível simular que estão trabalhando em um construção.

Ajudam a se familiarizar com as leis da física, como a gravidade e o equilíbrio, além das ações possíveis: a alavanca, o uso de um plano inclinados ou, em níveis mais avançados, o uso de polias.

Colaboram com o aumento da autoestima e da confiança das crianças. A realização de objetivos e a valorização do esforço e dos resultados por parte dos pais (uma coisa fundamental) vão fazer as crianças se sentirem orgulhosas e motivadas para sempre tentar se superar.

Criam o hábito de organização, sempre que as crianças forem ensinadas a guardar os materiais após as brincadeiras.

Blog Sou Mamãe


Deixe um comentário