Como o brincar ajuda na adaptação das crianças no retorno às aulas

Como o brincar ajuda na adaptação das crianças no retorno às aulas

O retorno às aulas pode ser um momento delicado para muitas crianças. Após um período de férias ou mudanças na rotina, sentimentos como ansiedade, insegurança e resistência são comuns. Nesse contexto, o brincar surge como uma poderosa ferramenta de acolhimento, expressão emocional e adaptação. Mais do que uma atividade recreativa, a brincadeira contribui diretamente para que a criança se sinta segura e confiante diante de novos desafios, facilitando a transição para ambientes estruturados como a escola.

O brincar como caminho para a resiliência

De acordo com um estudo publicado na revista Children (MDPI, 2023), crianças que vivenciaram experiências lúdicas intencionais durante a transição escolar apresentaram maior flexibilidade cognitiva, persistência diante de dificuldades e uso mais elaborado da linguagem. Esses fatores são fundamentais para enfrentar situações como a adaptação a novas regras, convivência com colegas e o relacionamento com professores.

Preparação emocional e acadêmica através da ludicidade

Outro estudo, publicado pela National Library of Medicine (PMC, 2022), investigou o impacto de abordagens pedagógicas baseadas no brincar, como o método Reggio Emilia. As crianças que participaram desses programas chegaram ao jardim de infância mais preparadas para aprender, com habilidades sociais mais desenvolvidas, melhor comunicação e inteligência emocional fortalecida, aspectos essenciais para uma adaptação tranquila e bem-sucedida.

Essas evidências mostram que manter práticas lúdicas mesmo após o início das aulas, como dramatizações, jogos simbólicos ou brincadeiras ligadas ao conteúdo escolar, favorece a construção de um ambiente mais acolhedor e motivador para a criança.


MagForma Blocos Magnéticos é a escolha perfeita para introduzir as crianças novamente na rotina escolar. Em sala pode ser usado para construir algo que marcou o período de férias das crianças.


Brincar é cuidado, vínculo e preparação

Inserir elementos lúdicos na rotina, tanto antes quanto depois da escola, como leitura, música, jogos e brincadeiras criativas, proporciona à criança uma base emocional sólida. O brincar permite que ela processe emoções, compreenda mudanças e se conecte com o ambiente escolar de forma espontânea e prazerosa. Assim, o retorno às aulas se torna menos desafiador e mais empolgante.


HalfToys é uma ótima escolha para trazer o que está sendo aprendido em sala para as brincadeiras, como a anatomia dos animais.

 

Na Steam Toy, acreditamos que brincar é mais do que diversão, é um gesto de cuidado, uma maneira de ensinar e uma ponte para o desenvolvimento integral das crianças. Especialmente neste momento de retorno às aulas, nossos produtos são aliados valiosos para tornar essa fase mais leve, segura e repleta de descobertas. Porque quando o aprendizado vem através do brincar, tudo faz mais sentido.

 

###Fontes Utilizadas:

Children – Does Play-Based Learning Support Children’s Everyday Resiliency? (2023). Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-9067/11/11/1378

PMC – School Readiness After Play-Based Education (2022). Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9666934/

RELATED ARTICLES

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *