A infância é um terreno fértil para o desenvolvimento de competências emocionais e sociais. Entre elas, a empatia se destaca como essencial para uma convivência respeitosa, colaborativa e saudável. Mas como despertar esse tipo de habilidade de forma espontânea e prazerosa? A resposta pode estar em algo que as crianças já fazem naturalmente: brincar.
A empatia começa no brincar
Mais do que uma simples atividade recreativa, o brincar é uma linguagem fundamental da infância. É por meio dele que a criança explora o mundo, expressa sentimentos, ensaia papéis sociais e se conecta com os outros. Diversos estudos apontam que as brincadeiras cooperativas, mesmo nas idades mais precoces, já promovem formas genuínas de empatia e cuidado mútuo.

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Segundo pesquisa publicada na revista científica Paideia (SciELO Brasil), crianças entre 2 e 3 anos demonstram comportamentos empáticos ao participarem de brincadeiras em grupo. Durante atividades simbólicas e colaborativas, elas confirmam as emoções dos colegas, ajustam suas atitudes diante das reações alheias e constroem sentimentos compartilhados. Isso mostra como o brincar, desde os primeiros anos, é um campo útil para cultivar respeito, escuta e afetividade.
Muito além da diversão
Estimular a empatia e o senso de coletividade não exige recursos sofisticados. Brincadeiras de faz de conta, dinâmicas em grupo, dramatizações e pequenos desafios em dupla são suficientes para despertar o olhar sensível para o outro.

A marca Dinâmicos e Construtivos possui uma grande variedade de jogos para jogar em grupo, estimulando a empatia e a coletividade.
Um estudo publicado no Erzincan University Journal of Education Faculdade (2023) , reforça essa perspectiva ao investigar o impacto de jogos cooperativos no desenvolvimento social de crianças em idade pré-escolar. Os resultados indicaram que atividades lúdicas orientadas, como desafios em grupo, dinâmicas de escuta ativa e jogos simbólicos, potencializam comportamentos pró-sociais, como ajudar, compartilhar e considerar os sentimentos dos colegas. Isso evidencia como o brincar intencional pode ser uma ponte poderosa para relações mais empáticas e respeitosas desde cedo. Em um mundo que valoriza cada vez mais as habilidades socioemocionais, apostar em experiências lúdicas que humanizam é também um investimento na formação de adultos mais conscientes, respeitosos e colaborativos.
Na Steam Toy , pensamos que brincar é também uma forma de aprender a ser e a conviver. Por isso, nossa curaria reúne jogos e materiais lúdicos que promovem habilidades socioemocionais de forma natural e significativa, tornando cada momento de brincadeira uma oportunidade de crescimento e conexão. Porque, para nós, educar com afeto também começa pelo brincar.
###Fontes Utilizadas:
Revista Paideia. (2023). Comunicação empática em brincadeiras cooperativas com crianças de 2 a 3 anos . Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/XKpSHzGKGyRXqvBsrnVQwfj
Revista da Faculdade de Educação da Universidade Erzincan (2024). Vamos Ouvir as Emoções das Crianças: O Programa de Psicoeducação Baseado em Brincadeiras para o Desenvolvimento Socioemocional de Crianças do Ensino Fundamental. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/erziefd/issue/82733/1378151